"Recolhe e guarda todos os seus brinquedos agora ou vou jogar tudo no lixo."

Já ouviu alguém dizer isso ou algo parecido? Você já disse isso para seus filhos? Ficou com uma vontade enorme de fazer mas não teve coragem? Você não está sozinha!

Normalmente, temos situações que acontecem assim:

PEDIDO (N² vezes) + IGNORADO (pela criança) = MAMÃE PERDENDO O CONTROLE


Pare para refletir um pouquinho... no exemplo que trouxemos dos brinquedos tendo uma grande chance de acabarem no lixo...

O QUE ESTOU ENSINANDO PARA OS MEUS FILHOS COM ESSA ATITUDE?
  • Que o que eles têm não é importante.
  • Que está tudo bem desrespeitar o que é do outro.
  • Que eu não sei conseguir que façam o que eu quero a menos que eu ameasse.
  • Que se eu não tenho o que eu quero por bem, vou conseguir por mal, custe o que custar.
  • Que eu sou uma mentirosa - caso eu não cumpra o que prometi.
  • Que eles podem fazer o que quiserem que a mamãe só ameaça e não cumpre ( o que me leva a me sentir perdida e sem o controle da situação).
  • Que meu filho deve ter medo de mim, das minhas reações.
  • Que meu filho não pode confiar em mim, que eu não sou uma pessoa descontrolada
  • Que eu não sei me comunicar.
  • Que ele só vai ser amado quando fizer o que estou mandando fazer (e qualquer adulto que aja com mais veemência).
  • Que ele não tem escolha, que não é no tempo dele e sim no meu.
  • Que eu não tenho recursos para pedir cooperação.
  • Que eu não tenho autocontrole.
O QUE EU GOSTARIA QUE MEU FILHO ESTIVESSE APRENDENDO NESSA SITUAÇÃO?
  •  Saber COOPERAR (todos colaboram em uma casa)
  • CONTRIBUIR (se todos fizerem um pouco não fica muito para ninguém)
  • ORGANIZAÇÃO
  • CUIDADO (com o que é dele)
  • RESPONSABILIDADE
COMO PODERIA REALMENTE ATINGIR ESSES OBJETIVOS?
  • 1° PASSO é ter consciência
Quando eu adquiro a consciência sobre alguma das minhas atitudes, junto com ela também vem a consciência das minhas limitações, da minha falta de habilidade para lidar com a situação e isso gera uma crise interna que me faz: estagnar ou transformar.
  • 2° PASSO buscar informações
Para aprender a lidar melhor com o meu comportamento e compreender quais foram os gatilhos e a causa que me afastaram ou me afastam dos meus objetivos eu preciso buscar informação, buscar ferramentas que venham ajudar a me desenvolver.
  • 3° PASSO ter clareza das minhas intenções
Se eu sei onde estou e qual o meu objetivo, para eu decidir quais ferramentas eu vou usar tudo vai depender das minhas intenções. Ao ter clara quais são minhas intenções diante da maneira que eu quero educar meu filho eu vou ter mais sabedoria na escolha das minha forma de abordar os desafios.

Se suas intenções passam bem próximas do RESPEITO MÚTUO, EDUCAR COM AMOR, NÃO USAR PUNIÇÕES, RECOMPENSAR OU AMEAÇAR não deixe de buscar mais conhecimento sobre  Disciplina Positiva tenho certeza que será uma luz nessa sua jornada da parentalidade.


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