O que é Disciplina Positiva?
Disciplina Positiva é a filosofia que adotei para minha vida, para meu modo de viver, de me relacionar e de repensar padrões. Foi um encontro de almas que eu nem imaginei que pudesse acontecer, foi a certeza de estar no caminho certo que causa na gente um arrepio no corpo todo.
Tudo começou com uma dor, dentro da sala de aula com crianças de 2 e 3 anos em 2013, meu primeiro ano como educadora e quando eu ainda não era mãe, me deparei com atitudes minhas que desrespeitavam aquele serzinho que quando chegava na escola vinha correndo me abraçar e me encher de beijos e que minutos depois eu, sem saber como fazer, colocava no famoso "puff laranja" para pensar na mordida que tinha tascado no braço da outra criança. Sem ter ferramentas para lidar de outra forma e ficar de coração partido quando agia assim, decidi buscar informações.
Para minha feliz e grata surpresa me deparei com o conteúdo da Disciplina Positiva que na época ainda não tinha livros traduzidos para o português mas que veio a calhar já que eu estava trabalhando em uma escola bilíngue.
Conforme eu me aprofundava no conteúdo, mais aquele conceito todo de respeito mútuo, de olhar a criança como alguém completo e não como alguém que só será completo quando for adulto (que mentira, que lorota boa) fazia sentido para mim. Encontrei um caminho que se alinhava aos meus valores de que não precisamos da violência para nos expressar, que oferecia um mundo de possibilidades para agirmos sendo gentis porque podemos respeitar o outro e ainda sim sermos firmes para mantermos o limite que a situação e nós precisamos em determinados momentos e que para fazer tudo isso eu não iria usar do poder coercitivo, nem mesmo de motivações externas como recompensas, elogios e incentivos. Conheci o mundo do encorajamento, da autonomia, da criação com apego, da comunicação não violenta, do inteligência emocional e entre tantos outros do mindset de crescimento.
Disciplina Positiva é vida, é amor, é pertencimento, é conexão, é quebra de paradigma, é recomeço, é ser imperfeito e perfectível, é vulnerabilidade, é o aprendizado contínuo e ininterrupto de uma vida toda, é a semente que planto em corações dispostos a serem solo fértil e é a minha herança mais linda para futuras gerações.
Comentários
Postar um comentário